Psicólogo não deve ser seu amigo! Psicólogo não trata de familiares ou amigos. Por quê? O amigo muitas vezes vai lhe ouvir, acolher e falar aquilo que você quer ouvir. Vai lhe apoiar. Quando temos envolvimento emocional com alguém (o tipo de relacionamento que temos com familiares e amigos), muitas vezes, esse relacionamento nos cega para compreender o que realmente está acontecendo conosco. O psicólogo é alguém neutro, ele vê o problema, a situação de fora, sem uma influência emocional. Sem dizer que ele estudou no mínimo 5 anos para se formar (tempo da faculdade), no meu caso mais 12 anos, além dos 5 anos, com especializações e formações. Tudo isso não é para fazer o papel que um amigo poderia fazer.
Um amigo é muito valioso, mais naquilo que precisamos resolver, questões relacionais, emocionais, psicossomáticas (problemas físicos derivados de questões emocionais), vamos procurar quem realmente se especializou para isso!
Esclareceu?!
Eu sou a psicóloga Sibele Baumgartner, especialista em Terapia Sistêmica e eu ajudo você a compreender um pouco mais da psicologia. Se você tem alguma dúvida e gostaria de esclarecer deixa nos comentários que terei grande prazer em responder!
Comments