O Psicólogo é o Profissional da Psicologia, com uma formação em graduação de 5 anos. Ele pode atuar em diversas áreas, porém quando a opção é na área Clínica ele vai precisar escolher uma abordagem, uma linha teórica que irá conduzir os atendimentos. O Psicólogo Clínico vai trabalhar questões relacionadas à problemas ou dificuldades de relacionamentos, problemas emocionais, afetivos, familiares, conjugais, sexuais, profissionais, de autoconhecimento e também transtornos como Depressão, Ansiedade e outros. Enfim, o Psicólogo vai auxiliá-lo a ter um melhor relacionamento consigo mesmo, com os outros e com a vida.
Psiquiatra é um médico, com especialidade em Psiquiatria. Ele trata os transtornos mentais, desde o diagnóstico, tratamento, prevenção e quando necessário é ele que vai poder receitar medicamentos. Normalmente, o Psiquiatra não faz psicoterapia e, por isso, mesmo ele trabalha em parceria com o psicólogo.
Psicanalista precisa ter uma graduação, não necessariamente em Psicologia ou Medicina, mas precisa ter uma formação e também um acompanhamento terapêutico na abordagem Psicanalítica.
Terapeuta é um termo muito amplo e hoje utilizado de forma muito vaga. Ele não precisa necessariamente ter nenhuma graduação específica, apenas alguma formação em algum tipo de terapia e não necessariamente reconhecida. Nesse caso, é muito importante saber qual a formação e qual o tipo de terapia esse profissional oferece.
Hoje, em tempos de tantas promessas e ofertas, de diversos tipos de tratamentos, precisamos ter o cuidado e a responsabilidade de sabermos qual o tipo de profissional estamos entregando nossa saúde emocional.
Esclareceu?!
Eu sou a psicóloga Sibele Baumgartner, especialista em Terapia Sistêmica e eu ajudo você a compreender um pouco mais da psicologia. Se você tem alguma dúvida e gostaria de esclarecer deixa nos comentários que terei grande prazer em responder!
Comentários